
A essa breve notícia, acerca da produção do retrato de Emmanuel, foram adicionadas na carta de 18 de março de 1848, as seguintes informações:
O artista Delpino Filho é meu conhecido pessoal desde 1933. Não é espiritista. Há cerca de seis anos, encontrando-se comigo em Belo Horizonte, manifestou-se disposto a pintar um retrato de Emmanuel. Achei curiosa a ideia, mas não levei a sério. Perguntou-me ele por traços do nosso amigo espiritual e expliquei-lhe, tanto quanto possível, a indumentária com que me aparece, depois da vinda do Há Dois Mil Anos. Nobre figura de senador romano, na idade madura, mas com a fisionomia remoçada e enérgica. Antigamente, até depois do Emmanuel me visitava com a indumentária de sacerdote, conservando na retaguarda largo reflexo de caridade sublime em forma de cruz embora com o mesmo semblante, dando mostras, contudo, de homem mais envelhecido. Depois do Há Dois Mil Anos, porém, começou a trabalhar, com as vestes romanas características, o que conserva até hoje. Eu outubro, do ano findo, surge aqui o Delpino Filho [...] e me pediu novas informações. Dei-las, tão minuciosamente, quanto possível. O artista fez vários esboços e depois fez uma tela em que a figura de Emmanuel estava muito expressiva; aperfeiçoou os estudos e fez a segunda que ficou ainda melhor. [...] É feita a pastel e a expressão do nosso benfeitor é verdadeiramente maravilhosa pela sua feição divina-humana [...]. O trabalho exigiu muito esforço, perseverança e carinho do artista [...] o pintor pediu-me uma declaração sobre o quadro que dei nestes termos, mais ou menos:
"O quadro do Artista Delpino Filho, apresentando a figura de Emmanuel (Publio Lentulus) reproduz, com exatidão, as veneráveis feições com que esse nosso grande benfeitor espiritual aparece em minhas orações. Pedro Leopoldo, 6 de março de 1948. Francisco Cândido Xavier".
Como conclusão - em complemento às informações contidas nos excertos supracitados -, menciona-se a seguinte ponderação feita pelo professor e amigo de Chico, Clóvis Tavares:
Palestrando em torno do assunto, Chico me informou que na verdade, Emmanuel não posou para o pintor, como se poderia imaginar. O artista foi ajudado , na feitura do célebre retrato de Públio Lentulus, por um pintor desencarnado, amigo de Emmanuel. Afirma Chico que o retrato reproduz fielmente a imagem de nosso querido benfeitor ao tempo de senador romano. Apenas uma restrição lhe poderia ser feita: os lábios, na realidade,são mais estreitos e masculinos. Tudo o mais e exatíssimo.
O magnífico original se encontra [...] na sede do Grupo Espírita Luís Gonzaga, em Pedro Leopoldo, numa sala de oração destinada aos médiuns, construída no mesmo local em que se situara, em 1910, o quarto em que Chico Xavier nasceu. É digno de admiração o magnífico trabalho artístico de Delpino Filho, uma verdadeira obra de arte do mais
puro valor.
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