Fernando Antonio
28.12.12
087) Idiota
Na questão 372, os Espíritos são taxativos:
- São os Espíritos em punição que vivem em corpos de idiotas. Esses Espíritos sofrem com o constrangimento a que estão sujeitos e pela impossibilidade de manifestar-se através de órgãos não desenvolvidos ou defeituosos.
Importante frisar que os órgãos exercem influência sobre as faculdades, conforme os Espíritos afirmam na questão 372-a:
- Jamais dissemos que os órgãos não exercem influência. Eles a exercem, e muito grande, sobre a manifestação das faculdades mas não produzem a faculdade. Esta é a diferença.Um bom músico, com um mau instrumento não fará boa música, o que não o impede de ser um bom músico.
E Kardec explica:
"É necessário distinguir o estado normal do estado patológico. No estado normal, o moral supera o obstáculo material. Mas há casos em que a matéria oferece uma tal resistência que as manifestações são entravadas os desnaturadas, como na idiotia e na loucura. Esses são casos patológicos, e em tal estado a alma não goza de toda a sua liberdade. A própria lei humana a isenta da responsabilidade dos seus atos!
Logo em seguida, na questão 373 a 373-a, os Espíritos voltam a falar em punição, embora usando o termo expiação. Tanto que é Kardec que faz a seguinte observação na questão 373-a :
"A superioridade moral não esta sempre na razão da superioridade intelectual, e os maiores gênios podem ter muito a expiar, daí resulta frequentemente para eles uma existência inferior às que já tenham vivido,que é uma causa d sofrimento. Os entraves que o espírito prova em suas manifestações são para ele como as cadeias que constrangem os movimentos de um homem vigoroso. Pode-se dizer que os cretinos são estropiados do cérebro, como o coxo o é das pernas e o cego dos olhos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário